Como Estudar a Bíblia – Método Diverido para Entender as Escrituras

Muitas pessoas começam a estudar a Bíblia como se um livro qualquer e acabam se perdendo do meio do caminho.

Isto ocorre justamente por que a Bíblia não é um livro comum, ela possui diversas facetas e detalhes que se não forem entendidos deixarão o estudante sem norte em vários momentos.

Para lhe ajudar com isto descrevo agora um breve resumo dos métodos que venho utilizando há alguns anos para estudar e compreender melhor a Bíblia Sagrada.

Continue lendo e descubra como deixar o estudo da palavra de Deus mais fácil divertida, e prazerosa.

Método inicial para estudar da Bíblia

1º passo do estudo – ler sem entender: Isto pode parecer estranho, mas faz todo sentido. Primeiro você deve ter um contato inicial com os textos bíblicos e se familiarizar com as diferentes linguagens presentes para só depois partir para um estudo mais profundo.

Não pare em trechos que você não entendeu e não fique procurando o significado de palavras desconhecidas.

Siga sempre em frente. . .

2º passo do estudo – ler a Bíblia em vós alta: se antes o objetivo era continuidade, sem paradas. Na segunda etapa você vai fazer um estudo mais profundo. Ler em vós alta fara você ler mais devagar e pegar mais detalhes do que antes.

Nesta etapa é importante ir fazendo anotações e buscar significado de palavras desconhecidas. Assim a cada livro que você ler seu conhecimento geral estará bem maior.

No começo desta segunda etapa o estudo vais ser mais difícil, vai parecer que você não está progredindo.

Mais calma!

A cada dia que você estudar uma nova passagem, sua compreensão vai ir melhorando e logo seu ritmo irá aumentar naturalmente.

Sequência de estudo sugerida

Muitas pessoas começam a estudar a Bíblia a partir de Genises no Velho Testamento e vão até o livro Apocalipse no Novo testamento.

Porém isto não é o mais eficiente inicialmente.

Seguindo está sequência você se deparará muito sedo com textos de difícil leitura e que inicialmente não são importantes para uma compreensão geral das mensagens.

Então inicie pelo Novo Testamento. Primeiro compreenda toda a história de Jesus e através dos livros dos apóstolos você já vai ter uma introdução ao Antigo Testamento.

Assim quando você ler livros como Genis e o Apocalipse sua compreensão de muitas passagens vai ser bem mais fácil.

Leia na seguinte ordem:

  • 1ª carta de João: leia ela 1x de forma corrida, sem paradas. Depois leia em vós alta e fazendo anotações. Depois revise suas anotações e procure o significado das palavras novas. Depois leia novamente mais uma ou duas vezes até entender bem a mensagem da Salvação;
  • Prossiga com o Evangelho de João: leia pelo menos 2 vezes. Uma corrida e outra em voz alta. Está irá complementar a anterior;
  • Agora leia o Evangelho de Marcos: aqui é importante prestar a atenção sobre como Marcos retrata o serviço e o sacrifício de Cristo;
  • Epistolas de Paulo: estudar as cartas de Paulo é importante para ter uma visão da vida real. Leia a seguinte sequencia: Filipenses, Colossenses (1 e 2), Tessalonicenses (1 e 2), Tito e Filemon. Leia cada carta conforme o método descrito acima e depois faça uma leitura geral passando por todas as cartas citadas novamente. Aqui você pode também  também  aplicar o método por capítulos em cada carta;
  • Agora estude o evangelho de Lucas: este é um livro bem completo e lhe dará uma boa visão para fortalecer a sua fé.
  • Siga para o livro de Atos dos Apóstolos: neste momento é importante compreender toda a relevância do Espirito Santo. E ver como ele influenciou toda uma epoca através da palavra de Cristo.
  • Leia os Romanos: um livro muito pregador do Evangelho e de incrível esclarecimento da depravação dos homens;

Leitura e estudo sequencial do novo Testamento

Depois de seguir a ordem sugerida acima você já está pronto para ler todo no Novo Testamento de uma forma sequencial.

Comece em Mateus e vá até Apocalipse. Agora muitas pequenas peças vão se encaixar e sua compreensão todo dará um salto.

Aplique o método de leitura capítulos. Leia uma vez de forma continua e outra por voz alta. Aqui quando você passar pelos textos já estudados será bem mais rápido o processo.

Depois de completar estas ultimas duas leituras você terá estudo praticamente a Bíblia toda por 3 vezes. Este processo costuma durar em média de 9 a 12 meses. Procure ler em torno de 3 capítulos diariamente.

Nestas ultimas duas leituras você irá estudar a Bíblia toda incluindo  os livros, cartas que foram puladas de propósito anteriormente.

Agora é com você, tenho certeza que seguindo este método seu estudo da Bíblia ficará muito mais fácil e também será um momento de prazer e oração.

Fique com Deus e  até a próxima

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail