Cartilha Sobre a Diversidade da Cultura Religiosa no Brasil

Sem duvidas a cultura religiosa brasileira é uma das mais diversificadas

Talvez não haja um país onde haja maior miscigenação de povos que, por conseguinte, resulta na miscigenação de religiões.

São tantas informações que somente um curso online de cultura religiosa pode abranger tantos detalhes desta mistura.

De acordo com dados estatísticos do censo de IBGE de 2010, 87% da população é cristã, sendo que sua maior parte é católica, representando 64,4%.

Dá para se ver o peso do cristianismo no Brasil com a vinda do Papa agora para a Jornada Mundial da Juventude, que reuniu cristãos do mundo inteiro e motivando diversos brasileiros que viajaram para o Rio de Janeiro a fim de ver o papa Francisco.

Católicos ainda dominam a cultura religiosa brasileira

Porém, não se pode ignorar que o protestantismo vem ganhando novos adeptos ao longo dos anos com a realização de diversos eventos também.

O grupo representava 22,2% da população cristã no censo de 2010.
Tratando-se de outros tipos religiões, 8% dos brasileiros não possuem uma religião definida, sendo que 2% são espíritas, ainda de acordo com o estudo do IBGE.

Porém, visto que no momento em que estamos e muitos já foram os avanços das religiões no Brasil e no mundo, fica até difícil estimar ao certo quem é a maior parcela.

Ter Fé em um ser superior é o que realmente importa

Mas o que importa mesmo não é se há mais católicos, protestantes, espíritas ou sem religião.

O que vale para os brasileiros é a , a mesma fé que leva pessoas de qualquer região do Brasil a ir ver o papa no Rio de Janeiro mesmo que tenha que gastado todas as suas economias para isso.

E esta mesma fé leva milhares de pessoas todos os anos à Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, na cidade de Aparecida.

Eventos culturais religiosos para divulgar a mensagem de Deus

Em meio a tantos eventos religiosos que o Brasil está ganhando espaço, a população está se tornando cada vez mais adepta desta cultura religiosa.

Se antes o pessoal ia comente em missas e cultos, hoje já se demonstra muito mais esta fé, que é estimulada cada vez mais pelos eventos religiosos das mais variadas culturas religiosas no Brasil.
Conhecer esta mistura e aproveitar esta época de eventos que promovem a fé, bem como respeitar cada um a religião do outro (como naquela frase de que “religião não se discute”) é a melhor forma de exercer o seu papel de cristão e conhecer mais sobre a nossa cultura religiosa brasileira, que é tão rica quanto os demais recursos que o nosso país oferece.

Abraço e que o seu deus te proteja em seu caminho.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail