Imagens sem poder

É um assunto delicado. Trato-o com o maior respeito. Apresento as minhas dúvidas ou certezas, na convicção de que alguém possa ajudar a esclarecer este tema.

Li na imprensa que a base de sustentação da estátua do Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, apresenta problemas estruturais – oxidação(?) e as autoridades estão tomando as providências para que ela não venha a correr risco, causando uma catástrofe.

Nem bem se passou uma semana, volta a imprensa a anunciar que em Santa Quitéria, ”um fanático destrói imagens da Igreja”, inclusive uma com mais de 200 anos, queimando umas e quebrando outras. Não aprovo este gesto de forma nenhuma, além de que foi praticado por um doente mental.

Os Dez Mandamentos

 

Quem ler os Dez Mandamentos constatará as determinações divinas (Deuteronômio 5:8 – Não farás para ti imagem de escultura… não te encurvarás a elas…) e todos nós, cristãos, seguimos a Bíblia. Quem ler Isaías 44 do versículo 15 ao 20, toma conhecimento com clareza cristalina da proibição divina sobre a fabricação de imagens.

Não consigo entender que uma imagem feita pelas mãos dos homens, e que após sua feitura estes mesmos homens se ajoelhem perante elas, fazendo seus pedidos, buscando proteção, graça, poder, não consigam, elas – estátuas – ter a força necessária para evitar tais episódios. Diz o jornal que as pessoas não acreditavam no que os seus olhos presenciavam: as imagens da padroeira de Santa Quitéria, Coração de Jesus, N.S. da Conceição, Jesus Ressuscitado e N.S. de Fátima, estavam pegando fogo no altar principal.

Veja mais no vídeo abaixo:

 

A Palavra de Deus

 

Somente encontrei uma explicação: desconhecimento completo da Palavra de Deus. Falta de leitura.

Temos nós, cristãos, diante destes fatos, que ajudar as imagens em sua recuperação, quando na verdade, na concepção atual, as imagens é que têm o ”poder”, pois nos ajoelhamos perante elas, mostrando nossas fraquezas, e pedindo sua intercessão (também proibida na Bíblia, pois só há um mediador entre Deus e os homens – Jesus Cristo – I Timoteo 2:5). Obviamente imagens, não! A Bíblia não fala de santos ou imagens como intercessores.

O que fazer? Em quem acreditar?

 

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail