O Altar Do Deus Desconhecido – pregações

pregacao

Se você sempre quis saber como fazer esboços de pregações você veo ao lugar certo na hora certa. Neste texto vou falar tudo o que você precisa saber sobre este assunto. Tenho visto muitas pessoas tentando fazer a pregações da palavra sem sucesso nos últimos tempos. Não que isto seja impossível, mas para conseguir precisamos seguir as pessoas certas. As pessoas que já fizeram isto várias vezes. E modestamente eu sou uma delas. Veja como eu procedo.

O altar desconhecido

JN MINISTRIES: Pr. Julio Neris

Série : Mensagens bíblicas para o seu dia a dia

Data: 17 de novembro de 2010

Hora: 8: 30 pm as 10:30 pm= 2 horas

Tema: O ALTAR DO DEUS DESCONHECIDO

Texto:  Atos 17: 23

” porque passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está escrito : AO DEUS DESCONHECIDO. Esse porém que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio”.   ATOS 17:23

Caro leitor, Deus nos concedeu mais um dia de vida, e cada dia de vida é um dia em que aprendemos a viver melhor, para os que optam em viver melhor, minha maior escola tem sido a vida e DEUS tem sido meu maior professor, e eu já estudei em várias universidades e adquiri muito conhecimento humano. Ao meditar neste texto, DEUS , meu professor, me ensinou algo mais sobre ELE que eu gostaria de compartilhar com voce. Já fiz minha costumeria oração para que o ESPÍRITO SANTO me ilumine, para que este artigo ajude milhões de pessoas a viverem na presença de DEUS.

O contexto do texto é a ida de Paulo a Europa, ele tinha passado por Anpífolis e Apolônia e chegou em Tessalônica, onde havia uma sinagoga judaica, ali Paulo pregou sobre JESUS e a ressurreição, uma obra  maravilhosa foi realizada e muitos foram salvos, mas a OPOSIÇÃO liderada por satanás através de algumas pessoas da região, acionou as autoridades locais , dizendo que Paulo pregava sobre um rei que não era CESAR, o imperador romano.

Dali Paulo e Silas foram para a Beréia, onde encontraram crentes maduros , que ouviam a pregação de Paulo, mas CONFERIA nas escrituras , para ver se o que se pregava estava em harmonia com o texto sagrado. Ah se nossos crentes hoje fossem como os de Beréia, boa parte dos problemas que as igrejas enfrentam hoje não existiriam. Em Beréia, DEUS realizou outra obra linda, muitos creram em DEUS , mulheres gregas de alta posição, e muitos homens. A oposição a obra de DEUS realizada pelos judeus de Tessalônica, que perturbaram Paulo lá, quando souberam que Paulo continuava pregando, foram para Beréia perturbar o povo, por prudência os irmãos sábios e maduros de Beréia, promoveram a partida de Paulo. Alguns irmãos levaram Paulo a Atenas e regeressaram pedindo a Silas e Timóteo que fossem se encontrar com Paulo lá.

Em Atenas, Paulo ficou indignado com a IDOLO LATREIA = IDO LATRIA ou seja ADORAÇÃO aos ídolos que ocorria na cidade. Paulo era realmente incansável e um fiel servo de DEUS , quanto mais oposiço o inimigo fazia, mas ele tinha prazer em falar de JESUS. Ele encontrou uma sinagoga e dissertou entre os judeus e gentios piedosos, mas dois grupos que ali existiam levaram para o areópago para que Paulo explicasse melhor sobre JESUS.

Os Epicureus eram filósofos gregos seguidores de EPICURO  ( 341- 270 a.c ) que criam que a felicidade era o sumo bem da vida. Os Estóicos eram filósofos gregos que consideravam ZENÃO , o seu fundador ( 340 a 265 a. c ) o nome Zenão vem de STOA POIKILE ( O PÓRTICO PINTADO) local onde Zenão ensinava em Atenas, Zenão enfatizava o RACIONAl , desprezando o lado EMOCIONAL , eram Panteístas. Sua ética era caracterizada por uma seriedade  moral e um elevado  senso do dever, advogando uma conduta segundo a natureza.

Os Epicureus e os Estóicos eram estudiosos e ficaram impressionados com o que Paulo dizia e queriam saber mais sobre o assunto. Paulo foi levado ao Areópago, vejamos que lugar era este.

Areópago

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O areópago constituía-se de um conselho de membros da aristocracia ateniense, cujas atribuições, enquanto instância dos diferentes tipos de governo pelos quais Atenas passou, sofreram alterações ao longo do tempo. Entre seus membros, invariavelmente, eram escolhidos alguns que receberiam o título de arconte (uma espécie de “rei” ou “governante”), cada um responsável por um aspecto diferente do governo de Atenas.

O nome “areópago” é a adaptação de areopagus (ou Areios Pagos, de “Ἄρειος πάγος”), que significa algo como “Colina de Ares”, em referência ao deus da guerra grego. Tal referência se deve ao fato de os membros do Areópagos, por serem aristocratas, cumprirem em geral a função de guerreiros de elite em tempos bélicos, responsáveis pela proteção da cidade.

No período democrático, o areópago cumpria a função de um tribunal constituído por arcontes que, era responsável pelos julgamentos dos crimes de homicídio premeditado, envenenamento e incêndio, entre outros.

Foi Neste lugar que Paulo fez uma de suas maiores pregações, que tem impacatado a vida de milhões de pessoas através dos tempos.

” PODEREMOS SABER QUE NOVA DOUTRINA  É ESSA QUE ENSINAS ? ” Atos 17: 19 b

Os filófos sentiram o que milhões de pessoas em todos os tempos tem, vontade de conhecer seu CRIADOR, SEU SUSTENTADOR, SEU SALVADOR , eles estudavam tanto, mas o conhecimento que precisavam para viver era simples, não se encontram em universidades, mas no contato simples e sincero do ser humano com Deus , Paulo não aprendeu sobre isto com os apóstolos de JESUS que vieram antes dele, nem nas universidades ou sinagoga de Jerusalém , ele conheceu JESUS pessoalmente no caminho de Damasco, JESUS o encontrou, o amou, o perdoou e lhe deu nova vida, depois desta experiência o compromisso de Paulo não eram mais com religião, mas com JESUS.

O que já era antigo para Paulo e os crentes era NOVIDADE para os filósofos, por isto DEUS usou a OPOSIÇÃO para ir empurrando Paulo até Atenas. Hoje muitos de nós, que servimos a DEUS nos entristecemos com as lutas, provas, humilhações , perseguições , pensando que DEUS tem nos abandonado, mas o contrário é o que ocorre, DEUS usa nossos inimigos para que os vençamos e fortaleçamos nossa fé NELE, quanto mais somos perseguidos, mas vencemos e amadurecemos. Glórias a DEUS por todas as lutas que passei, hoje sou um servo forte e maduro, com vontade de pregar cada vez mais sobre DEUS.

Os filósofos queriam saber da NOVA DOUTRINA que Paulo pregava, eles é que estavam interessados em saber . Hoje o mesmo acontece, milhões de pessoas estão CANSADAS de religião, de religiosos, de charlatães, de falsas doutrinas. As pessoas querem ser felizes, querem viver suas vidas com plenitute, querem cumprir suas missões, cuidar de suas famílias, etc… Somente DEUS pode proporcionar verdadeira felicidade e plenitude de VIDA , o trabalho dos servos de DEUS hoje é o de ENSINAR a NOVA DOUTRINA, mas só pode ensinar quem já conheceu JESUS pessoalmente como PAULO. Muitos dos pregadores, evangelistas, missionários, cantores que passam pelas igrejas jamais conheram JESUS , são oportunistas, aproveitadores, charlatães, são pessoas que usam a religião para enriquecer, para proveito prórpio, eles passam despercebidos por alguns, por que não agem como os opositores do tempo de Paulo, fazendo uma oposição aberta aos servos de DEUS , mas se camuflam como servos de DEUS , como servos do maligno tentam se esconder sob a capa de crentes, mas eles nunca enganaram os servos lúcidos de DEUS que estão bem atentos as suas ações e as denunciam diariamente .

POIS NOS TRAZES AOS OUVIDOS COISAS ESTRANHAS , QUEREMOS SABER QUE VEM A SER ISSO v. 20

Eles queriam saber mais sobre as coisa que aos ouvidos deles pareciam extranhas, mas eles sabiam que tinham algo de importante. Caro leitor, observe que o inimigo faz de tudo para que as pessoas não saibam sobre DEUS, ele tenta impedir que os servos de DEUS preguem e tentam impedir que as pessoas ouçam. São estas duas frentes que precisam estar livres para que o evangelho cumpra o seu papel . Os servos de DEUS devem continuar pregando e as pessoas precisam OUVIR sobre DEUS. Quando a palavra de DEUS , passar pelo ouvido, o EFEITO vai ser devastador , porque a PALAVRA DE DEUS É VIVA E EFICAZ, MAIS CORTANTE DO QUE QUALQUER ESPADA DE DOIS GUMES,  E PENETRA ATÉ O PONTO DE DIVIDIR ALMA E ESPÍRITO, JUNTAS E MEDULAS, E APTA PARA DISCERNIR OS PENSAMENTOS E PROPÓSITOS DO CORAÇÃO ” Hebreus 4;12

O que parecia extranha aos ouvidos , logo logo se transformaria em conhecimento verdadeiro, alegria, paz, esperança , fé e vida plena, DEUS deseja isto a todas as pessoas, e todas as pessoas também almejam isto, o trabalho do servo de DEUS é simples, fazer o link, a conexão entre Deus e as pessoas, pregando a verdadeira palavra de DEUS.

O evangelho soa para os não cristãos como COISAS EXTRANHAS, por este motivo o povo de DEUS tem que estar preparado para esclarecer o que cada COISA significa. O evangelho diz que JESUS , o filho de DEUS , portanto DEUS, deixou seu trono e tudo o que tinha nos céus, para passar 9 meses num ventre materno , este mesmo DEUS nasceu num ventre materno e cresceu até os 33 anos, este mesmo DEUS amou e serviu as pessoas durante todo este tempo. JESUS, DEUS , foi tentado pelo diabo no deserto, isto  é extranho, como pode DEUS permitir que seu arqui- inimigo chegue tão perto e lhe dê ordens? O evangelho diz também que o império dominante da época, estimulado por alguns judeus, julgaram e crucificaram JESUS, isto é extranhíssimo, já que JESUS é REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES, como pode um império terreno julgá-lo , condená- lo, e matá- lo ? o evangelho também diz que JESUS MORREU e foi ENTERRADO, como pode DEUS morrer e ainda ser enterrado como um mortal qualquer? o evangelho também diz algo extranho, diz que tres dias depois de morto,o poder de DEUS , o ressuscitou, como pode o DEUS que morreu ressuscitar? estas e todas as outras COISAS EXTRANHAS Paulo explicava aos Atenienses e o povo de DEUS hoje, explica aos sedentos de DEUS . Todas as COISAS EXTRANHAS que o evangelho ensina, são EXTRANHAS para nós, mortais, que temos uma forma própria de ver DEUS, a vida, a morte, a ressurreição, mas para DEUS é completamente NORMAL , o que DEUS fez e faz pela humanidade, ele faz por AMOR, ELE nos AMA , porque ELE nos CRIOU, e nos CRIOU  a sua IMAGEM E SEMELHANÇA, o diabo transformou alguns seres humanos a sua imagem e semelhança, estes que se parecem com satanás, são aqueles tiranos, desonestos, falsos, mentirosos, charlatães, ladrões, assassinos, etc… JESUS morreu para que estas pessoas tivessem uma chance de mudar, de experimentar a TRANSFORMAÇÃO que só JESUS pode operar.

QUEREMOS SABER QUE VEM A SER ISSO .

Os filósofos estavam interessado naquelas coisas extranhas, hoje o mesmo fenômeno observamos, milhôes de pessoas sinceras querem conhecer e adorar o VERDADEIRO DEUS, elas querem saber o que vem a ser estas coisas extranhas. Eles querem ser curadas não somente pelos médicos humanos, mas pelo PODER DE DEUS , que cura o corpo , a alma , o espírito. Os cegos, mudos , surdos e outros deficientes, querem ser curados não somente pelas novas tecnologias de céluas tronco, mas querem ser curadas pelo poder daquele que tem todo o poder nos céus e na terra.

Milhões de pessoas hoje lêem a Bíblia mas não a entendem, mas o povo de DEUS , acostumado a manusear as sagradas letras deve ensinar as pessoas sobre a simplicidade da bíblia.

Caro leitor, se voce já está do lado de JESUS voce é um privilegiado, seja então um instrumento de DEUS para que outros cheguem a DEUS também, as pessoas não querem ver sua RELIGIOSIDADE, pois de religiosos elas estão cheias, elas querem ver sua vida transformada. Voce que mentia não pode mentir mais, voce que se prostituia, não se prostitui mais, voce que roubava, não rouba mais, sua honestidade, fé, amor  e generosidade, conduzirão milhares a CRISTO.

POIS TODOS OS DE ATENAS, E OS EXTRANGEIROS RESIDENTES , DE OUTRA COUSA NÃO CUIDAVAM  SENÃO DIZER OU OUVIR AS ULTIMAS NOVIDADES…  v. 21

Paulo caiu na terra certa, no lugar dos sedentos pelo crescimento humano, hoje todos sabemos o legado dos Gregos para o teatro e filosofia. Paulo que estava sendo perseguido agora é tratado como celebridade, como PERSONA GRATA e importante, se fosse em nossos tempos, as câmeras de tvs, o facebook, o twitter, o orkut, etc… espalhariam as novidades que ele trazia.

Paulo tinha NOVIDADE para trazer, os gregos estavam cansados das COISAS VELHAS que nada de bom trazia para suas vidas. Paulo atraiu a atenção dos Gregos de Atenas, e dos extrangeiros residentes, nada na cidade era mais importante do que o CULTO DO AREÓPAGO que Paulo ministrou.

Hoje isto está faltando a alguns ministérios, a igreja hoje cresce enormemente, os templos estão cheios, as igrejas estão ricas, muitas ” bençãos ” são prometidas, bençãos que nem mesmo DEUS prometeu. mas com base em ” NOVAS REVELAÇÕES ”  novas ” bençãos ” vem juntas.

A igreja hoje precisa impactar uma comunidade como Paulo impactou, Paulo pregava, seus inimigos se calaram, e as pessoas paravam para ouví- lo . Hoje existem pregadores em rádios , tvs e internet, que ninguém mais aguenta ouvir. Estes pregadores usam o tempo de programa , que deveria ser dedicado a oração e pregação, a PEDIR DINHEIRO. Pedem , pedem, pedem, e não se cansam de pedir, dizem que é pra Deus , mas o que vemos é este dinheiro sendo usado pra comprar JATINHOS, MANSÕES, REDES DE TV, e etc… estas pessoas em vez de atrair as pessoas para DEUS , as afastam de DEUS , pois as pessoas percebem que o caráter destes ” pregadores ” não é o caráter de DEUS , mas DEUS ama estas pessoas e sempre terá um verdadeiro servo na terra para alcançar aqueles que precisam DELE.

O AREÓPAGO destes falsos pregadores é o SEU ministério, seu programa de rádio, seu programa deTV, seus livros, seus DVDS, seus CDS, etc… eles querem levar as pessoas a eles mesmos, nunca a Deus.

ENTÃO PAULO , LEVANTANDO- SE NO MEIO DO AREÓPAGO DISSE: SENHORES ATENIENSES ! EM TUDO VOS VEJO ACENTUADAMENTE RELIGIOSOS , PORQUE PASSANDO E OBSERVANDO O OBJETO DE VOSSO CULTO,  ENCONTREI TAMBÉM UM ALTAR ,  NO QUAL ESTÁ ESCRITO : AO DEUS DESCONHECIDO. ESSE POIS , QUE ADORAIS SEM CONHECER É PRECISAMENTE AQUELE QUE EU VOS ANUNCIO”. v. 22,23

Aleluia! esta é a postura de um servo de DEUS com autoridade. Paulo não podia perder tempo em Atenas, a obra precisava ser feita, ele se levantou no meio do areópago, certamente quando ele se levantou , já não era mais ele que estava se levantando, mas DEUS na vida dele, ele começaria a dizer COISAS EXTRANHAS e AS ULTIMAS NOVIDADES, satanás certamente iria tentar impedí-lo, mas impedir Paulo seria impedir DEUS, ou seja impossível, e Paulo começa um de seus mais belos e poderosos sermões, o sermão do Areópago.

ACENTUADAMENTE RELIGIOSOS

Paulo percebe um detalhe na sociedade Ateniense, ele percebe que religião não falta em Atenas, eles tinham demais, eles eram ACENTUADAMENTE RELIGIOSOS. Hoje vemos esta característica em algumas sociedades. Os indianos por exemplo são acentuadamente religiosos, na India tem deus de todo tipo, para todos os gostos, no Brasil também a religiosidade de nosso povo é ACENTUADA. Tem Iemanjá, São jorge, São Judas Tadeu, nossa senhora, etc…. religião não falta ao mundo , o que falta é DEUS na vida das pessoas, excesso de religião, não demonstra excesso de DEUS. A pobreza da India prova que sua ACENTUADA RELIGIOSIDADE não deu ao seu povo o que de mais básico ele precisa, de pão para comer.

OBSERVANDO O OBJETO DE VOSSO CULTO…

Os Atenienses como todo religioso, prestava culto, só que o OBJETO DO CULTO deles era errado, eles tinham ALTARES para MUITOS deuses, dentre estes havia um altar curioso, o ALTAR DO DEUS DESCONHECIDO, a religiosidade acentuada deles é provada aqui, eles adoravam cada novidade que lhes eram ensinadas.Deus da tempestade, do vinho, da guerra, etc… como sempre aparecia algum deus novo, eles erigiam um altar ao deus desconhecido. Aos deuses que eles conheciam eles erigiram um altar , mas observem que eles não erigiram um altar AOS DEUSES DESCONHECIDOS, mas ao DEUS DESCONHECIDO, Paulo com a sapiência de sempre, com a lucidez espiritual, que o coloca entre os grandes da igreja, pegou este gancho para iniciar sua pregação, já que eles CULTUAVAM E ADORAVAM um deus sem conhecer, Paulo aproveita e diz que sabe quem é este DEUS que eles cultuam sem saber, desta forma ele aguçou ainda mais a curiosidade dos Atenienses, permitindo que eles ou ouvissem, Paulo usou o que falta em muitos pregadores modernos, a SABEDORIA, muitos são INTELIGENTES , INTELECTUAIS, mas não tem sabedoria. Sabedoria é inteligente, mas nem todo inteligente é sábio, o inteligente, acumula conhecimentos lendo, estudando, aprendendo com outros, o sábio aprende com DEUS e com a vida. Saber usar o o conhecimento e a inteligência na hora certa, é condição SINE QUA NON ( condição sem a qual não se chega ao objetivo ).

Caro leitor, em sua vida voce tem muitos altares de culto ? a quem voce cultua?  a DEUS , a virgem Maria, a Iemanjá, a Santa edwirges ?ou quem sabe voce tem um altar para o seu marido ou esposa, ou filhos? talvez voce cultue a sua carreira, a sua conta bancária, suas riquezas. Talvez voce seja ACENTUADAMENTE RELIGIOSO e nem sabe, talvez voce adore pessoas e coisas como se fossem DEUS , como se não pudessem viver sem elas. Voce pode viver sem filhos, esposa, dinheiro, amigos, e tudo mais, voce só não pode viver sem DEUS . Lembre -se que antes de sair do ventre de sua mãe, nada voce tinha, voce saiu nu, dependendo de Deus para tudo, hoje voce tem muitas coisas, quem te deu tudo o que voce tem? DEUS , o seu CRIADOR E SUSTENTADOR.

O SERMÃO DO AREÓPAGO

O DEUS QUE FEZ O MUNDO ………..24

Paulo então apresenta aos Atenienses o DEUS que era desconhecido , mas que agora será conhecido deles. Paulo diz que ELE fez o mundo e tudo o mais que existe, por ter feito tudo, ELE é SENHOR DO CÉU E DA TERRA, e Paulo diz que ele não vai ser encontrado no Areópago nem em nenhum santuário, pois ele não HABITA em santuários feitos por homens. DEUS não é servido pelos homens, os homens é que são servidos por ELE.

Paulo antes mesmo de Darwin, desmascara o espírito que o levantou, ele diz a raça humana, veio de Adão e não do macaco, disse também que ELE é o senhor do tempo, e que as pessoas podem achar de DEUS se quizerem, basta querer.

Disse também que DEUS não leva em conta o tempo de ignorância, e que apartir daquele momento, daquela pregação , todos deveriam se arrepender, os que não se arrependessem , um dia verão JESUS, mas não o JESUS CORDEIRO, indo para o matadouro, sendo humilhado e morto, mas O JESUS ressuscitado e com função de JUIZ que julga com justiça.

Quando Paulo tocou no assunto ressurreição de mortos, uns escarneceram e outros disseram que o ouviriam no futuro, Paulo então se retirou do meio deles, mas a obra de DEUS foi realizada, pois o verso 34 diz: ” houve porém, alguns homens que se agregaram a ele, e CRERAM , entre eles estava DIONÍSIO, DÂMARIS, E OUTROS MAIS”.

Não foi em vão a ida de Paulo a Atenas, a obra de DEUS foi realizada. Hoje o mesmo acontece, algumas pessoas reconhecem que só deve haver um altar para se prestar culto, o culto ao SENHOR DO UNIVERSO, outros por seu orgulho, querem continuar idolatrando a si mesmos, a seu dinheiro ,a sua carreira, etc… cada um tem o direito de viver a vida que quizer, mas uma coisa é certa, um dia todos estarão diante do JUIZ DO UNIVERSO, JESUS , como ELE julga com justiça, cada um terá o que merece.

Caro leitor, se voce já reconhece DEUS como o seu senhor, que voce continue amando e adorando a DEUS, mas se Deus para voce ainda é um ser desconhecido, agora é o momento de voce conhecê-lo. Dobre seus joelhos, se humilhe diante de DEUS, diga a ELE que voce o ama e que precisa DELE, peça para que ELE te perdoe de tudo de errado que você já fez. Deus certamente vai ouví-lo, e voce terá uma vida diferente como Dionísio e Dâmaris. Que DEUS abençoe você e sua família, obrigado por me acompanhar em minhas reflexões bíblicas.

E aí amigo, ficou empolgado com o que descobriu sobre esboços de pregações de forma fácil, rápida e segura. Sei bem como é isto, milhares de ideias fervendo na nossa mente. Agora o que você tem que fazer é botar todas estas incríveis dicas em prática, pois como diz o ditado: Só se aprende fazendo.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail

Notice: Undefined index: HTTP_REFERER in /home/eucowwee/tinguiteen.com/blog/wp-content/plugins/AND-AntiBounce/index.php on line 40