Como Preservar o Meio Ambiente e Valorizar o que Deus nos Deu

preservar a natureza que deus criou

Hoje vamos falar de preservação da natureza, um assunto um pouco diferente do habitual aqui no blog, porém tão importante como louvar a Deus.

Na verdade quando cuidamos da natureza estamos agradecendo a deus por este presente maravilhoso que ele nos deu.

Então vamos aprender a cuidar da maior criação do senhor:

Atualmente, vemos através dos meios de comunicação catástrofes climáticas e mudanças drásticas no clima mundial, nunca vistas antes e com efeitos devastadores.

Como a Europa que tem enfrentado ondas de calor de até 40 graus centígrados, o Brasil que tem sido atingido por ciclones, o número de desertos que vem crescendo, várias partes do mundo que têm presenciando destruição e mortes causadas por fortes furações e o derretimento de calotas polares – que pode gerar o avanço dos oceanos sobre cidades litorais.

Todos esses acontecimentos estão relacionados ao aquecimento global que tem ocorrido “graças” à emissão de gases poluentes, sobretudo, derivados da queima de combustíveis fósseis.

O gás ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono desenvolvem uma camada de poluentes, de complexa dispersão, ocasionando o famoso efeito estufa. Outros colaboradores para este processo são os desmatamentos e a queimas de matas e florestas.

Além do aquecimento global, o buraco na camada de ozônio – camada imprescindível para o desenvolvimento e conservação da vida na Terra – é outro problema gerado pelo homem que tem preocupado há décadas não somente os ambientalistas e estudiosos, mas pessoas do mundo todo.

A camada de ozônio filtra os raios solares gerando a retenção dos raios ultravioletas que são danosos e evitando, assim, que esses raios atinjam a superfície terrestre. E o buraco existente na camada está relacionado ao uso do gás CFC criado para fins industriais e inseridos em eletrodomésticos como geladeira e ar condicionado e produtos como sprays.

Esse estrago ocorre da seguinte maneira:

  • o gás CFC se fragmenta, daí então o cloro começa a interagir com o ozônio e a partir disso há uma quebra desse tipo de molécula que danifica a camada de ozônio. Diminuindo a quantidade de ozônio, o planeta fica mais exposto aos raios ultravioletas, essa exposição modifica o clima e as paisagens e também provoca doenças nos seres humanos como queda da imunidade, catarata e câncer de pele.

Acordo mundial em favor do bem maior

Em 1987, as grandes economias se reuniram para estipular metas de diminuição do gás e mais tarde para deixar de usá-los, foi um acordo que teve êxito, visto que todos os países concordaram e executaram as metas.

Hoje em dia, as pessoas e empresas estão mais conscientes dos prováveis problemas que a humanidade pode encarar e por isso estão aderindo cada vez mais a um modo de vida mais sustentável, ou seja, passaram a fazer a sua parte.

Faça você também a sua parte na preservação da natureza

Repensar nos atos para não danificar o meio em que vivemos significa diminuir os níveis de consumo, mudar o modo de vida, ser mais responsável na questão de reutilização dos resíduos, é ter atitudes sustentáveis.

Como deixar o carro na garagem e ir para o trabalho a pé ou de bicicleta; diminuir o consumo de carne – pois a pecuária apresenta outro risco para o meio ambiente, sendo que a criação de animais para o abate usa grandes quantidades de solo, água, pesticidas, combustíveis fósseis e etc., além de gerar gases e resíduos que poluem o ar , a água e o solo.

É ter outras ações, como economizar água , a energia elétrica – por meio de um uso mais racional desses recursos, garantir que as empresas que oferecem serviços e bens para você contenham a mesma preocupação ambiental, não queimar lixo, reciclar latas e embalagens, entre tantas outras atitudes.

Para levar um estilo de vida diferente é necessário de muita informação, especialmente, muita força de vontade. O melhor a ser feito é inserir os novos hábitos de maneira gradual, e sempre consciente.

Lembre-se: Se cada um fizer a sua parte, vamos garantir dias melhores para nós e para aqueles que virão depois de nós.

 

Facebooktwittergoogle_pluspinterestmail